quinta-feira, 22 de maio de 2008

Resumo do capítulo 9: A avaliação do evento

A avaliação do evento é uma parte muito importante para os envolvidos com o mesmo (patrocinadores, promotores, organizadores etc), pois, dessa forma, os pontos positivos e negativos poderão ser avaliados, e assim o próximo poderá ser melhorado.
Para a realização dessa fase, é necessário que o promotor do evento utilize critérios para saber se o evento saiu da maneira esperada e se o mesmo poderia ter sido melhor, analisando com isso os erros, onde e como melhorar, para as próximas edições (se houver).
De acordo com os objetivos, o patrocinador precisa saber se o investimento teve o retorno esperado e estes não precisam ser os mesmos do promotor do evento. Quanto mais claro os objetivos forem, mais fácil será avaliação final do evento.
Dessa forma, o promotor do evento deverá no planejamento do evento, explicitar de forma genérica e depois especificamente, os objetivos a serem alcançados. Elaborar um check-list (uma lista com objetivos) torna-se possível uma leitura objetiva dos resultados e ilustra as conclusões apresentadas.
A avaliação do ponto de vista dos participantes é de extremo interesse dos patrocinadores e do promotor do evento. As opiniões de cada tipo de visitante deverão ser avaliadas de maneiras diferentes, pois o visitante vip terá opinião diferente dos que foram por vontade própria.
Finalmente, após tudo avaliado, deve-se discutir com o patrocinador os resultados, visando terminar a avaliação e também propiciar a venda da próxima edição ou próximo evento realizado pelo promotor.

Nenhum comentário: