domingo, 2 de março de 2008

Resumo do capítulo 1: Geração, seleção e teste de idéias para eventos

Na década de 50 os eventos começaram a se destacar na área de promoção de vendas. No Brasil isso ocorreu em 1958, e a Fenit (Feira Nacional da Indústria Têxtil) foi um dos eventos mais importantes realizados na época. Com a inauguração do Complexo Anhembi em 1970, é realizada a Feira do Salão do Automóvel. A venda de produtos nestes eventos ainda era inexistente.
A evolução destes eventos fez com que houvesse algumas modificações. Outras modalidades foram surgindo e o número e a diversidade desses eventos cresceram apresentando suas conseqüências. Aconteciam de forma desorganizada, muitos deles se repetiam devido a falta de novidade, além da quantidade de proposta que havia.
A criação de alguns requisitos tornaram-se fundamentais para a elaboração de um evento, como as idéias muito criativas, excelente estruturação, projetos e propostas adequadas, capacidade de comunicação e facilidade de vendas na busca de patrocínios que viabilizassem a realização de seus eventos.Para que um evento aconteça, é necessário antes estruturá-lo, planejá-lo. A elaboração de um projeto de evento consiste em várias etapas. As etapas são:
- Fontes de idéias;
- Idéias 1, 2, 3, ..., n;
- Análise e seleção de idéias;
- Teste e avaliação da idéia;
- Estruturação da idéia em um projeto de evento;
- Identificação, seleção e priorização de provedores de recurso;
- Planejamento da venda;
- Apresentação do projeto ao patrocinador;
- Aceito, com ressalvas: reformulação;
- Rejeitado: busca de outro patrocinador;
- Aceito:
- Execução do evento;
- Avaliação:
- Discussão:
- Venda de novo evento;
- Venda da próxima edição.
Quando se busca um novo projeto em eventos, várias idéias podem surgir. É preciso, entretanto, que a identificação da melhor idéia passe por um processo estruturado considerando três etapas: geração, seleção e teste.
Vários são as fontes que se pode recorrer na geração de idéias, mas algumas técnicas como observação, auto-análise, leitura, Brainstorming e Network são necessários para garantir seu melhor proveito. As fontes de geração de idéias são inúmeras e podem ser classificadas em duas categorias: internas e externas.
Boa parte das idéias surge dentro da própria empresa, seja por meio de uma estrutura formal e oficial de pesquisa, seja informalmente, promovendo-se Brainstorming entre os funcionários, adotando-se caixas de sugestões ou mesmo organizando-se pesquisas internas.
O profissional que pretende gerar idéias de novos eventos pode buscar informações externamente nas empresas com as quais se relaciona, nos concorrentes e ainda observando outros eventos, anúncios e reportagens, entre outros meios. As fontes externas são aquelas que surgem de conversas de clientes, fornecedores, concorrentes, dentre outros.
Na seleção de idéias são avaliadas todas as idéias geradas segundo critérios estabelecidos pela própria empresa, reduzindo-as a única ou a poucas idéias. Posto isso, devem ser analisados, em primeiro momento, de forma rápida, fatores como recursos necessários, pontos fracos e fortes, adequação à imagem da empresa e tendências de longo prazo.No processo rápido de seleção de idéias proposto pela autora, dois critérios são analisados: a demanda e a competência interna.
Ao selecionar uma idéia entre várias, é preciso analisar se ela representará valor real e único ao cliente e se irá perdurar no longo prazo. Isso significa avaliar o seu grau de inovação ou diferenciação no mercado. Mesmo que a idéia tenha sido gerada dentro ou fora da empresa, ela deve ser testada com o tipo de público a que se refere.
Uma forma muito comum de testar essa idéia é através de uma reunião informal, realizada com uma média de até 10 pessoas, para apresentar a idéia, chamada de focus group. Isso no caso das indústrias de bens de consumo. No caso da área de eventos, pode-se testar a idéia através de material impresso descrevendo a estratégia que será utilizada, o objetivo, o público-alvo e as características do evento. Com isso, o promotor pode realizar visitas à clientes potenciais para apresentá-lo.
Depois de tudo isso, o próximo passo a ser dado é a estruturação da idéia.

Um comentário:

Cidadão Cão disse...

Cuidado com o português! Um exemplo? O acento em "apresentá-lo". Passe um pente fino em todo o blog. Um abraço.